Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

STF decide que não é necessário licitar os serviços de táxi

Publicado por Gabriela Fernandino
há 5 anos

O STF decidiu que a prestação de serviço público pelo particular pressupõe a descentralização da prestação de serviço típico estatal, por meio da transferência de sua execução a pessoas da iniciativa privada mediante atos ou contratos administrativos.

Essa previsão não se confunde com aquela disposta no art. 37, XXI, da Constituição Federal, que exige a observância do procedimento licitatório pela Administração Pública quando, exercendo diretamente atividade estatal típica, necessita contratar obras, serviços, compras ou realizar alienações.

Nesta linha, o serviço de táxis é serviço de utilidade pública, prestado no interesse exclusivo do seu titular, mediante autorização do Poder Público. Afastou-se, nessa esteira, a exigibilidade de procedimento licitatório para a concessão de permissões a taxistas para a prestação do serviço.

Sublinhou-se, ademais, que o instrumento adequado para a prestação do serviço de transporte individual de passageiros é a simples autorização, a qual, como se sabe, é instrumento precário, que prescinde de licitação.

Confira-se, a propósito, trecho do voto do relator, que explicitou bem a questão:

“No que concerne à alegação de ofensa ao art. 175 da CF - princípio da licitação – convenceram-me os votos do Ministro Nelson Jobim e Pertence, quando do julgamento da cautelar (acórdão às fls. 275-328), no sentido de que há, aqui, simples autorização ao invés de permissão, certo que a autorização não exige licitação. Também não há falar em ofensa aos princípios da isonomia e da impessoalidade (CF, arts. e 37). É que a autorização, que deve ser pessoal e intransferível e que não exige licitação, assenta-se na discricionariedade administrativa”.

Confira a decisão na íntegra:

https://www.juscatarina.com.br/wp-content/uploads/2017/10/T%C3%81XI.pdf?utm_campaign=stf_decide_que_nao_e_necessario_licitar_os_servicos_de_taxi&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

  • Publicações49
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3643
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-que-nao-e-necessario-licitar-os-servicos-de-taxi/749478774

Informações relacionadas

Daniel Telles, Advogado
Artigoshá 7 anos

Serviço de táxi não é serviço público, nem exige licitação

Leila Vitoria Borges, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Autorização, Permissão e Concessão de Serviço Público

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Diferença entre: autorização, permissão e concessão

Carlos Augusto de Oliveira, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Ação de Guarda Compartilhada c/c Regulamentação de Visitas e Oferta de Alimentos com Pedido Liminar

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Como se diferenciam os institutos da permissão, concessão, autorização e licença? - Andrea Russar Rachel

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)