Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Retirada de entulhos e capina de lotes: taxa ou preço público

Publicado por Gabriela Fernandino
há 5 anos

O município pode oferecer serviços para atender a demanda de determinados consumidores, como se fosse, no caso, uma atividade econômica particular. São serviços que a Prefeitura oferece a quem deles deseja usufruir, sem caráter obrigatório.

São vários os serviços que se enquadram nesta categoria, a exemplo da retirada de entulhos, a coleta especial de lixo tóxico, a capina de lotes, serviços funerários, dentre vários outros. Por isso o município deve cobrar preço público, que é receita originária (deriva de relação contratual) e não tributo que é receita derivada e tem caráter compulsório.

O preço público é contribuição facultativa, sem as limitações constitucionais ao poder de tributar e fixado pela autoridade administrativa competente. Representa a retribuição de um valor em relação à utilização dos serviços estatais.

A instituição de Preços Públicos é a saída para custear serviços que o município já ofereça ou pretende oferecer a determinados consumidores, e representa uma das várias vertentes de possibilidade de aumento da arrecadação municipal. Fique ligado!

  • Publicações49
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações109
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/retirada-de-entulhos-e-capina-de-lotes-taxa-ou-preco-publico/729697544

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)